Monday, May 14, 2007

Trick or Treat.

Lembro-me como se fosse ontem.
A minha primeira nota.
Lembro-me que a grande excitacao da nota estava, nao so seu valor em termos numericos, pois com 6 anos ninguem tem nocao do valor do dinhreiro, mas sim o seu "peso em gomas", chupas, pastilhas elasticas ou mesmo cromos.
A excitacao de saber que no bolso das calcas nao esta uma nota mas sim um poco de oportunidades, um "pot of gold", um caixao de guloseimas. Verdes, encarnadas, azuis; azedas, doces e salgadas; uma de cada vez, aos pares ou aos molhes; todas vao ca parar a boca.
Chega finalmente a hora. O estomago, poupado ao almoco para este festim de glucose a hora do lanche, torce se na ansia de ser finalmente satisfeito.
Ja passa muito da hora em que deixei de prestar atencao ao que dizia a professora. Conta se os segundos, minutos e as poucas horas que faltam para chegar as 16h.
Ja sinto o peso da estupidez de gomas a puxar-me as calcas para baixo. Toca a campainha do recreio. Acabaram se as aulas. Ficam os livros que eram preciso ler, as fichas que seriam supostamente preenchidas. Hoje a noite nao ha trabalhos de casa apenas acucar e dores de barriga. (obviamente nao estava a espera deste segundo item no programa). Saio disparado, olhar fixo com uma imagem na cabeca: a papelaria da esquina, ja estou a chegar.

Na fila da caixa estava um rapaz a minha frente. Os cabelos despenteados, as ligeiras marcas de poeira nas bochechas, as unhas pretas e as marcas de terra estendidas dos seus tenis ate aos joelhos pelas calcas acima relatavam a historia de uma tarde passada a correr provavelmente atras de outros miudos da idade dele ou de uma bola de futebol. Hoje foi um dia mais serio e nem tive tempo de pensar em ir jogar a bola. Ele faz barulho quando respira, especialmente quando inspira. Deve estar consipado pensei eu. Usa a camisola para, de um movimento digno dos mais antigos filmes de cowboy, limpar a boca, a cara e os olhos. Tambem nunca fui fa de lencos de papel. Parece irrequieto. Junto ao corpo, um conjunto de pacotes de uma qualquer guloseima que segura como um recem nascido. A mao direita esgana uma nota que desaparece, enrugada, debaixo de tanta vontade de nao larga-la. Chega a sua vez e colando a barriga ao balcao, poe-se em bicos dos pes e solta delicadamente o segredo que guardava no leito do seu braco. A sua cara ilumina-se ao ver espalhado o tesouro que brevemente sera seu. Manda uma inspiracao. Se esta constipado! Manda mais uma "mangada" que lhe limpa tudo da cara excepto o sorriso. Esse ja niguem lhe tira. Solta a nota como quem entrega um refem, agarra no troco e comeca a carregar os bolsos com a receita do dia. Sai a correr, consegue evitar o casal que passava a frente da porta e a bicileta que vinha atras e desaparece no meio da multidao.
Sera que este foi o seu momento "a minha primeira nota"?
Continuo estupefaco a analisar o que acabei de ver. Nao eram bolachas, nao eram bolos ou queques; nao eram gomas, chupas, caramelos ouo rebucados; nao eram chocolates e sinceramente nem vos consigo dizer se doce ao salgado.
Ele encheu os bolsos de patas de galinha, fugiu com um sorriso de quebrar fronteiras.
Se achava que ja tinha visto tudo o que era diferente, estava enganado.

Agora de fato, acabado de sair do escritorio, na fila do supermercado a comprar uma qq coisa que falte la em casa, quase 20 anos meis tarde. Leite, pao, agua ou papel higienico subsituem os doces e outros concentrados energeticos que transformam qualquer crianca numa dor de cabeca para qualquer pai. Muitas coisas mudaram...


PS: Aproveito para agradecer os meus flatmates de me darem tantas oportunidades de me passear com embalagens familiares de papel higienico pelas ruas de Shanghai. Alias, sempre que tenho essa oportunidade dou de caras com um estrangeiro novo no predio. "Hi, I'm Luis and I am, as you can see, full of shit!"

4 comments:

Anonymous said...

Hello Luis,
C'est Colienne. Tu te souviens ...J'avais une pensée pour toi étant donné que j'ai eu Maf hier via Skype. Je constate que tout se passe bien pour toi. J'ai du mal à comprendre le portugais mais j'ai eu beaucoup de détails avec Maf et ta maman. Tout se passe bien pour toi et c'est génial. Moi, je suis depuis 2 mois aux USA pour quelques années. Prends soin de toi. Et à très bientôt. Bisous.

a Rita said...

Ola Luis!
Que maravilha de regresso ao passado... Quem nao se lembra da sua primeira nota!?

Obrigada pela lembranca.
Continua a relatar a estada em Xangai, tem sido bom ler!

Beijos
Ate logo.

David TBM said...

as "chickens legs" estão para os chineses como os "onion rings" estão para os americanos, ou o belo do corato esta para o portugues.

Anonymous said...

MANO!!!!!!! Como é? Isso anda animado...... Vê lá se me mandas noticias. Pelo que vejo está tudo bem, fico contente. Abração deste tuberão muito amigo.
E venha 1920!!!!!!