Monday, May 07, 2007

(In)Discreet

Uma coisa é sabida de todos: a China tem muita gente.
Mais que as mães, nunca mais acabam, resmas de chineses, escolham a expressão que quiserem. Será esta a principal característica dos chineses. São mais do que qualquer outra população no mundo e temos de lhes tirar o chapéu, nem que seja a nível reprodutivo.
A segunda característica dos chineses que gostaria de realçar é a sua natureza observativa; Os chineses estão sempre a olhar e a observar tudo o que se passa a sua volta, especialmente o que as outras pessoas fazem. Seja de perto seja de longe um chinês esta sempre atento. Os chineses são muito curiosos e observadores.
O espaço individual e respeitado ate ao contacto. Isto e: um chinês não tem tendência para o contacto físico, alias costuma evita-lo ao máximo, mas olhar por cima do ombro para ler o jornal e estar a observar o que alguém esta a comer a menos de um metro (género sketch dos gatos sobre a distancia socialmente aceitável). Numero 3.
A Isto juntam uma característica da China, em que a maior parte das coisas se passam em lugares fechados e pequenos. Não só existe sobrepopulação teórica como tambem existe sobrepopulação no dia a dia: campos de basket, (sempre duas equipas para cada cesto) fila para os autocarros, elevadores, restaurantes etc.
Isto parece não levar a lado nenhum mas irão perceber onde quero chegar....
ultimo pormenor, os chineses fumam em qualquer lugar, em qualquer posição.
Juntam estas 4 características e verão que muitas coisas podem acontecer...

Here goes..
Estava eu em HangZhou prestes a apanhar o autocarro de volta para Xangai quando começa a apertar o arroz Chao-chao que afinal não tinha assim tão bom aspecto...
Já saímos do restaurante e já estamos mesmo a chegar a estacao. Faltam 15 minutos para o autocarro. A casa de banho publica será única opção para evitar transformar o pesadelo da viagem que se avizinha dura num inferno incalculável de dores e de desconforto.
la fui eu a aventura...
Num ambiente escuro e de ar pesado tanto de humidade e de fumo, os chineses entram e saiem ao ritmo de formigas trabalhadoras que acabaram de encontrar uma bolacha inteira junto a colónia e que estão tao ocupados a despedaça-la que o se passa por fora não merece nem um levantar de cabeça. Tanto vai e vem, confundem me e tornam nos todos iguais apesar de tentar que não sejam. Apanho uma abertura na coluna "entrante" e la me enfio sempre com o factor tempo presente na mente.
O chão esta preto e coberto com uma camada liquida espessa que um pobre coitado tenta empurrar para o ralo com muito pouco sucesso devido ao constante movimento das pessoas. A rotatividade nos urinóis e digna de um filme de Charlie Chaplin. Num movimento repetitivo ao expoente máximo eles sucedem se silenciosamente com uma precisão quase cronometrada, entrando e saindo de cabeça baixa. De cigarro na boca ou prestes a ser aceso. Passa qualquer coisa que possam ter experimentado num qualquer fim de noite de quinta feira de lux na pista de baixo. E infelizmente, o meu tempo de espera naquele cenário seria muito superior a media, "quis-cá", superior ao humanamente tolerável. (10 minutos para a partida)
Dois cubiculos nao teem porta. O que me deixa antever um pouco do futuro e muito mais do que alguma vez pensei ver de um homem chinês.
Sanita "Buraco no chão", posição do "senta te em cima dos teus calcanhares com a perna bem aberta", sem nunca prescindir do cigarro no canto da boca e outros 3 chineses a espera a observarem os mínimos movimentos do "cagao" (8 minutos para a partida)
Chega finalmente a minha vez. Mas apesar de me ter estrategicamente colocado a frente de um cubículo com porta, de pouco serviu. Percebo rapidamente depois de entrar que a porta não tranca, também não fica encostada. (7 minutos devidos a 15 tentativas de encostar a porta... )
Não há duvidas sobre isto, cada um impõe as suas próprias limitacoes e fazia questão de limitar o desconforto das 3 horas de autocarro a minha frente.... O espectáculo seria transmitido em 1/4 (a porta fechava a 3/4)
Em 4 minutos conseguiram passar uns 50 gajos que espreitaram por cima do ombro do gajo que ficou a frente da minha porta, a ver os meus mínimos movimentos na esperança que eu me despachasse.
Ainda me sobraram 2 minutos para comprar um "snack" para a viagem.
Prova ultrapassada!
Lição: Cuidado com o que comem, poderão ter de mostrar o cu a muito homem.

PS: Este post ficara livre de comentários por razoes óbvias, mas não queria deixar de "partilhar" já que parece fazer parte da cultura...

1 comment:

El-Gee said...

q sonho mau!! estive arrepiado a ler esta historia!