Tuesday, May 08, 2007

Novas Realidades

Faz agora mais de tres meses que chegamos a China.
Quando espreito os blogs dos meus caros companheiros aqui na China e pelo mundo fora vejo que muitos comecam com uma primeira avaliacao da nossa vida aqui.
Nao sei bem por onde comecar.

Quando conheci o Pedro Lopes (C9) ainda em Lisboa, ele disse me: "Eu vou voltar agora para Shanghai mas nao vai ser a mesma coisa. Tomara eu poder voltar e ver tudo pela primeira vez, ver com olhos curiosos, esfomeados e analisadores. Voces vao ficar malucos com aquilo."
Abanei a cabeca em sinal de concordancia mas no fundo nao tinha nocao do que ele estava a falar. Claro que a primeira vez tem mais mistica do que as restantes, pensei eu, e seja o que for que me esperar por la, vou adorar com certeza."


Segunda feira Chegou a Catarina (Miss K para os entendidos) que apesar de um dia inteiro de viagem aguentou o "dia da praxe". Nunca se dorme no primeiro dia para tentar acertar as horas a primeira.
Ontem fomos a despedida do Metin, o nosso amigo turco que conhecemos na viagem a Sichuan, num restaurante Turco na mitica Huaihai Lu. No caminho senti ao meu lado a unica coisa que parecia mexer dentro do taxi. Era a Catarina, imparavel. Direita esquerda, esquerda direita. Perguntava, apontava, ria-se e comentava.
Os olhos da Catarina transbordavam de fome de conhecimento, perguntas e duvidas, e por uns momentos invejei-a. Por uns momentos invejei-a como se tivesse sido ela a roubar-me dessa ingenua curiosidade, pois foi neste momento que realizei que ja nao a tinha.
"Huaihai Lu Kaojin Shenme Lu?" Gritou o "Shifu" (taxista)
Acordei e percebi que se nao tivesse "crescido", nem ao restaurante conseguiriamos chegar. Ainda meio perdido nos pensamentos do que tinha acabado de perder respondi:
"Women yao qu HuaiHai Lu Liu bai Hao, Shifu. Wo bu zhi dao kaojing shenme Lu"

Nada se Cria e nada se perde, mas tudo se transforma... Ja me transformei.
Agora sim, entendo finalmente o que o Pedro me disse.

Foram precisos tres meses para perder os meus olhos "discovery channel/people and Arts" e para conseguir chegar a um restaurante a primeira.

O estagio em Shanghai sao 2 dias e o primeiro ja passou.
Vamos la ver o que o segundo dia me reserva...

;)

1 comment:

Jardim said...

São mesmo dois dias, por isso trata de aproveitar o segundo também!Tem diferenças, vantagens e desvantagens!Só podes ver as coisas pela primeira vez, uma vez...Que filosófico! Agora só tens é de aproveitar o que já aprendeste para viveres as coisas pela segunda vez..