Friday, February 09, 2007

Almoço e muito mais...


No outro dia fui almoçar com o meu boss e as minhas duas "mini bosses" (adoram o titulo)
Não passaria de mais um almoço não fossem eles terem decidido me mostrar um prato típico de Shanghai. "Shanghai Chicken". Não sou gajo para me recusar novas experiências, siga para mais uma...
 
Chegados ao restaurante, pedimos mesa. Por azar estavam todas ocupadas, excepto uma que tinha acabado de se levantar. Esperamos meio minuto e aparecem 3 empregadas para por a mesa em condições. Mas antes desta poderosa equipa entrar em acção reparo e comento com os meus botões que a mesa esta estranhamente suja. Os individuais de papel contemplam cada um, um monte restos de comida que ate para chineses parece abuso.
 
Eles não fazem caso, logo eu também não. Não há nada como mostrar-se "adaptado" a realidade chinesa. Apesar disso comento o tamanho dos guardanapos que não passam daqueles mini guardanapos que nos entregam no avião com aquele mini pacote de amendoins no inicio de cada viagem. Responde a Ariel (uma das minis) que o guardanapo serve para limpar a boca e que este tamanho chega perfeitamente para tal. Mostro um ar de concordância apesar de começar a temer para o estado do meu fato e camisa no fim do almoço.
 
Existem duas opções a escolha. Galinha com noodles ou galinha com "poridge". Decido Jogar pelo seguro e vou para a galinha com noodles. As duas minis começam a argumentar se a galinha é cozida em banho maria, a vapor ou no forno. Começa me a vir o apetite.
 
Chega a galinha; Uma galinha por inteiro, fatiada como um rolo de carne, bem branca e sem molho. Nada de se  assustar.
 
Falta um pormenor... Come-se frio... Frio como em "frio acabado de sair do frigorífico".
Chegam as noodles. sem surpresas. noodles banhadas numa sopa/caldo qualquer.  Já é da praxe.
 
Ainda nos dão um molho em que mergulhamos a galinha antes de comer. Confesso que fui positivamente surpreendido, também não há muito por onde estragar. É bom em qualquer parte do mundo.
 
O terceiro bocado que levo a boca (rei dos pauzinhos) vem com brinde. Reparo então que a os ossos ainda cá estão todos. Fatiados como o resto.
 
Vem então a duvida, onde é que vou por os ossos? O prato da galinha é comum, o meu esta cheio de noodles e sopa. Onde é que vou poder deixar tanto osso?
Nem tive tempo de deliberar sobre o assunto que o meu boss responde a questão. Passa dos 10 centímetros de altura em que a cabeça dele se encontra da mesa para 5 cm e, sem pudores, cospe os ossos com o que esta agarrado para cima da mesa. Regressa aos 10 e manda outra "aspiradela" sonora das suas noodles.
 
Pareço um puto a quem se autorizou fazer asneiras... Não é todos os dias que se tem oportunidade de cuspir comida e sair-se impune!!! Com muito embaraço,  chego me abaixo e delicadamente apanho os ossos "a porta" da boca ("El King de los palitos" à seria) e ponho-os em cima da mesa. Como um adolescente que teme ser apanhado em flagrante, lanço uns olhares fugazes à minha volta para ver se alguém reparou na porcaria que acabei de fazer.
Nem ai! Cada um continua a fazer idas e voltas entre os 10 e 5 cm, não deixando muito ângulo de visão para ver o quer que seja que os outros a mesa estão a fazer...
Aproveito o balanço e mando uma aspiradela altamente sonora para tentar descobrir ate onde se pode puxar a corda. Continua todos como se nada fosse.
Acabei de encontrar uma mina de ouro, pensei eu. Mas alguém aqui se lembra de ter ido almoçar com seu boss, ter posto os cotovelos todos na mesa, feito barulho a comer, não ter feito conversa por ter a cara tão espetada dentro do prato, ter cuspido restos para cima da mesa e mesmo assim não ter levado um único comentário ou olhar de lado??
Começo a procura dos bocados com mais ossos para praticar a arte, nunca é demais uma coisa boa. Em Roma, ses Romanos dizem eles... Ave César!!
 
Acabo a refeição e reparo então nos estragos. Os 20 cm de altura que adoptei não chegaram para salvaguardar a integridade da minha camisa.  Parece um campo de tiro de manchas oleosas da sopa das noodles. Não a nada a fazer.
Assim que me queixo que a culpa é da falta de guardanapos grandes, obtenho a resposta que merecia. "Para a próxima, chega te mais perto do prato..."
Nota para mais tarde: 10 cm e não 20... 10!!! 10!!
Chega a conta e uma das minis chega-se a frente, 45 Bimbys para os quatro. (4,5 euros) Nem comento o barato que é, sou surpreendido todos os dias....
 
Acabou-se a brincadeira, esta na hora de voltar para o escritório...

9 comments:

Anonymous said...

MUITO BOA A DESCRIÇÃO ! DEI POR MIM A RIR Á SERIA AQUI NO MEIO DO ESCRITORIO!

K HORROR SABES BEM QUE EU NAO AGUENTAVA ESSE ALMOÇO! LOL

JÁ AGORA.... 1 ENORME BJ DE PARABENS!

BJS

MARGARIDA

Bendis said...

E NOS POR CÁ....NESTA VIDA PACATA LOL. E VERDADE SABES QUE O MANO CID FOI OPERADO AO OMBRO? VAI FICAR 1 MÊS DE BAIXA O TOURO FOI MAIS FORTE QUE ELE ;).

GRANDE ABRAÇO

BENDIS

Anonymous said...

mano estás nas 7 quintas...........vê lá se te cuidas! abração tubarão.
Silveira

Anonymous said...

PARABÉNS! deve ter sido o melhor almoço de anos da tua vida.... e só cuspiste... para a próxima tenta entornar o copo....Quem sabe também não faz mal!
muitos beijinhos e um gde XI
MÃE

Anonymous said...

Ganda xi key lo! Tens de aprender a comer de cocoras com o "focinho" na malga. Deve ter dado um gozo... Quanto a melhor maneira de andar pelas ruas dessa cidade, parece ser a correr de lado! E no elevador (pra Madalena do Sobral???) entra-se em "leap"! Conselhos k me foram dados por uma indigena! Muitos anos felizes!
Zian Jian
Tia Concha

Anonymous said...

Miudo fizeste anos?? Parabens!!
Espero q teja tudo bem, pelo o q li nas entrelinhas e pelas fotos, da para ver q vcs tao ai a curtir a gde.
Aqui em Madrid tb tem sido mel, e finalmente ja tenho casa, na melhor zona...
Gdes abrs a todos, bebam uma por mim logo a noite!
Magboulé

El-Gee said...

primeiro pensei..."ganda merda de almoço!!"

e depois comecei a rir loucamente..

e no fim, rendido, admiti: "este kelly tá a curtir muito e ainda por cima sabe valorizar os pequenos prazeres da vida"

vim ca hj pela primeira vez e vou ser leitor, como é obvio.

grd abraço

Luís

Lorena said...

"Em Roma, ses Romanos dizem eles... Ave César!!"

A frase certa, pois descreve como viverás essa cultura e esses estranhos hábitos.

Abraços

Castor Solitário said...

Eu teria feito o mesmo. Ainda bem que ainda existe alguem na família com espírito de aventura, e muito humor. Parabéns. Deixo-lhe o trablho enigmático de descobrir a minha identidade.