Monday, February 12, 2007

Cá se fazem cá se pagam...

Sexta feira dia 9, Lunch time.

Mais uma historia de refeição eu sei, mas é a altura em que tenho mais interacção com os meus colegas chineses.
Sexta feira decidiram "brindar-me" com um restaurante a que chamam de ocidental.
Vim depois a saber que no fundo e de Singapura. Não comento...
Mas sem duvidas que tivemos direito a comida ocidental.


Como sempre os menus incluem "sets" especiais de almoço e para não variar a conta nem chega a 4 euros. (e ja estamos a falar num restaurante que denominam de caro...)
Éramos 6. Os actores: uma mini boss, o boss, outros três que ainda tou para descobrir como se chamam e eu.
A mini boss pede a Salada César,

O meu Boss o Pasta Al Fungi (eu tb),
e os incógnitos decidiram se contemplar com Caril de Frango.
Isto num restaurante que, em honra ao Dia de São Valentim, esta forrado do chão ate ao tecto a cor de rosa. Folhes e rendas por tudo quanto é sitio. Estamos literalmente a almoçar numa suite nupcial em Las Vegas. See what I am talking about??
Onde é que começou o meu divertimento? Quando percebi que este restaurante só tem talheres como deve ser e que meus colegas estão tão acostumados aos mesmos quanto nos a ver Neve em Lisboa. (eu sei que já aconteceu, mas vamos concordar que é muitissimo raro...)
O que têm de ter em conta é que toda a comida chinesa é preparada para não ser necessário o uso de faca. Vem tudo aos bocados par a mesa e os pauzinhos realmente chegam para levar a comida da tigela ate a boca (que fica a uns meros 3 cm de distancia do ponto de partida...)
A mini boss recebeu uma sopa de tomate de entrada. A colher eles conhecem e usam. Já não tem qualquer segredo. A primeira duvida foi quanto ao que fazer as torradas que vinham no cimo da sopa.
Será que se comem junto com a sopa? .
Será que se comem de uma dentada só?
Será que se tira para fora e come se a parte?
E se se come, o que se usa para ir la busca-las?
Foram as perguntas que vi passar na cara da mini boss enquanto contemplava a sua mera sopa de tomate de boca aberta.
Ainda pensei em ajudar e explicar que o mais fácil seria afogar as torradas na sopa com a colher. Mas o almoço iria perder metade da Graça. Já que ela era a actriz principal, estava mesmo a minha frente.

A decisão,após reflexão chegou finalmente,
a torrada foi "pescada" manualmente.

Chegada a salada César. A pobre nunca tinha visto folhas de alface tão grandes, até saiam-lhe do prato. Com os olhos mais em bico ficou quando um dos incógnitos lhe tentou explicar que o garfo e a faca serviriam para cortar a alface. O pão de alho torrado ("vellly dllly" segundo ela) também não ajudou e o que era à partida uma salada passou a não ser nada mais do que um conjunto de folhas de alface palpérimas e sem graça. A Salada Cesar ficou decididamente riscada da sua lista de potenciais iguarias ocidentais.

Chineses 0 - Luís 1

O boss jogou pelo seguro e como a massa não escapa muito às noodles.
A cinco centímetros de altura não há muito por onde falhar.

Chineses 1 - Luís 1

And then there where three...

Mas estes não iriam escapar tão facilmente. O frango veio inteiro e numa tigela cheia até acima com molho de caril. O arroz veio a parte. Apesar de dois deles demonstrarem mais à vontade com o manuseamento dos talheres. A luta que se deu nas suas arenas de porcelana rapidamente se tornou num banho de caril que veio estragar a beleza cor de rosa de todo este cenário.

E no melhor pano caiu a nódoa. Até os melhores tiveram de ser render. Pousaram as armas e à mão acabaram a refeição. Hat trick para acabar em beleza.

Chineses 1 - Luís 4

Final da partida.

Que mais podia pedir para os meus anos??

Abraços

1 comment:

João Ramalheira (소아오 하말례이라) said...

mt bom xavalo...lol !
Aqui em Seoul tb ha perolas dessas todos os dias....o barulho do sorver dos noodles e mt bom sem duvida...
gde abraco !