Wednesday, February 07, 2007

Derby Lisboeta or Concentracão de Faro?

Quando o elevador finalmente chegou olhei para o relógio. Ainda estou a horas, pensei.
Apesar de não combinar, uso o meu fato com um novo par ténis. Por um lado porque a minha segunda mala ainda não chegou. Por outro, tenho 20 minutos de caminhada até ao meu destino, sempre é mais confortável. O único cometário que recebi no escritório foi "very fashionable". Tenho luz verde para andar com um calçado "street wear".
Abrem se as portas. Saio do elevador e começo a minha marcha matinal.
Ao passar pelo segurança digo um cumprimento sem qualquer esperança de resposta. Não recebo nenhuma.
Casacão, Headphones e os meus novos "Aviators" completam a minha figura ocidental. Ao passar o portão do aldeamento recebo uma resposta tão estimulante quanto a do primeiro segurança. Nenhum chinês da confianças, não há de começar com estes...

São nove da manha e já tudo mexe como se nunca tivesse parado. Já estão cinco pessoas a espera de taxi, terei mesmo de ir a pé.
Não há que enganar. De casa até ao Ocean Centre, és sempre em frente. Lanço me numa descomprometida marcha digna de um passeio pela praia em dias de tardes quentes.

Passo a primeira banca de jornais. Desta vez não me chama a atenção para tentar comprar o Times Magazine, a única revista que não e esteja escrita em caractres, do mês de Dezembro. Já percebemos os dois que apesar de nos cruzarmos bastante, as hipóteses de trocas são menores.

Na estrada carros, taxis, motas, autocarros e bicicletas passam, ultrapassam e apitam incessantemente. Todos apitam mas todos ignoram os apitos dos outros, fica tudo na mesma. Ponho o som um bocado mais alto.

Passo agora a frente do mercado de pássaros que fica a poucos minutos de casa. Do lado de fora, no passeio, tudo se compra, tudo se vende e nada se entende.
Baldes cheios de agua, vassouras, bicicletas, motas, gatos e ratos cruzam e descruzam tentando seguir o seu rumo há muito traçado.
Sem dar por isso reparo que o meu passo acelerou. Plantas exóticas, peixes ainda vivos, artesanato e tabaco. Muito tabaco. Onde quer que se esteja, está sempre alguém a fumar ao nosso lado.

Vapores, comidas, especiarias, fezes animais e odor humano misturam se aos escapes do transito já acumulado e criam um forte impulsionador de marcha. De repente curiosidade de descoberta cede ao impulso intrínseco de manter o pequeno almoço no estômago. Concentro-me na prioridade do momento, respiro sem inspirar.

Os vendedores ambulantes sucedem-se pela rua fora. Mantas, cachecois, gorros, espetadas de carne, especialidades chinesas, dvds, joalharia, meias e imitações de carteiras da Gucci e Vuitton estão a disposição de qualquer um que tenha tempo para negociar. Aqui tudo se negoceia. E tudo demora tempo a ser negociado. Tempo é o que eu não tenho.

Chego a famosa People's Square. Imagem de marca e ponto emblemático do centro de Shanghai. As avenidas ficam mas largas, os passeios também. Sigo viagem como se já vivesse por aqui faz tempo. É preciso é parecer decidido na escolha do caminho a seguir. Se parecer decidido, os outros desviam-se. Se não parecer, começa a ginástica. Parecendo que não sou dos mais altos a passear pela rua. A minha passada da-me vantagem sobre a multitude de "baixinhos" que caminham a minha volta.
Já tenho de tomar medidas evasivas par conseguir ultrapassa-los. entusiasmei-me com a musica, ja estou a ir depressa demais...

Primeiro grande cruzamento. Tenho de parar. Em cada cruzamento ou quase está um "assistente de transito". Um pobre desempregado qualquer que agarram e plantam na rua para que os sinais de transito sejam minimamente respeitados. Junto a mim vão se acumulando aos cachos. Passado uns segundos passamos a formar um conjunto de peões. Pouco depois já somos um grupo. Somos um grupo e vamos todos a caminho do estádio. Nem és qualquer jogo. Só pode ser um derby. Ou sera que Portugal chegou outra vez a final?
Ja nem sei onde estou mas sinto me quase em casa.
Levo o primeiro empurrão desacompanhado de qualquer demonstração de arrependimento e lembro me então. Estou na China... e a corrida vai começar...

O sinal começa a dar os descontos. Faltam 15 segundos para ficar verde e eles começam a ficar impacientes. 14,13,12 continua o desconto. Apesar de ter sido o primeiro a chegar e ter ficado na borda do passeio, já tenho 3 filas a minha frente. A que se encontra mais a frente já obriga a faixa dos carros da direita a desviarem-se.

Ao nosso lado formou-se um outro grupo. Este formado por triciclos, bicicletas, motas, motinhas e motoes. Todos disputam a melhor posição para a largada e todos apitam a sua vez como que para marcar presença nesta concentração de faro. Que e o que parece cada vez que o sinal fica verde. 8,7,6... Começam se a chegar a frente. 5,4,3... Começa tudo a andar. 2.. Passa o ultimo carro que apita freneticamente ao tentar desviar-se dos peões na passadeira. 1, Verde!!. Ainda nem dei o primeiro passo que já passaram 30 pessoas por mim, duas inclusivas por entre as pernas a falta de melhor alternativa para partir a tempo. Inacreditável... Isto deveria ser filmado. Alias, vai ser filmado. Não perco mais tempo e atravesso a estrada.

Uma já esta. Faltam mais duas. A historia repete se em cada uma delas.

Chego finalmente ao destino. O ocean Centre em Yan'an Road. Ca em baixo, um banco e um Starbucks dividem as laterais da entrada. Este predio foi feito para mim. Todos gritam "Hello Sill"(Sir) cada vez que alguém entra. E com o termos da starbucks (q comprei no 1o dia) debaixo do braço chego ao balcão e peco um clássico Capuccino "Grande" (Ref. What Women Want) já que hoje é o meu dia de sorte. Não esta cá mais ninguém. Nos três minutos que fico a espera a empregada consegue atirar-me com cinco "Wait moment pliiise" tal como foi ensinada, apesar de eu conseguir ver que ela me esta tirar o café. Uma vez entregue dirijo me para o elevador não sem receber um "Goodbye Sill" de todos os empregados.

Entro no elevador com mais quinze pessoas. Mais uma vez, só não levo com a porta no nariz por um triz.... Esta mania ocidental de deixar passar as pessoas... Vai ter de acabar.

Começa o dia de trabalho...

5 comments:

Anonymous said...

K STRESS!
FILMA ISSO! ADORAVA VER!

BJS
MARGARIDA!

Anonymous said...

Welcome to China!
Imagino! A minha curta passagem pela Ásia foi pela Índia e há cenários,
barulhos e ritmos que só estando lá! É mesmo um mundo novo!
Consegues transmitir bem o teu olhar por Shanghai!
Aproveita ao máximo!!
Bjs
SaraB.

Lorena said...

Finalmente tenho algo para ler.

Muito obrigado!

Gostei da descrição das ruas Shanghaianas, tendo como comparação o nosso pequeno, mas civilizado, Tugal.

O truque é andar-se sempre a abrir e tomar partido da nossa estatura, isso intimida-os.

Abraços e como já deves saber, virei aqui diáriamente ver como te encontras.

Mr B said...

até eu gostei de ler e vivo cá!!
(bom molho) biat*h

Anonymous said...

Tou impressionada com o teu dom da escrita, senti este percurso matinal para o trabalho na pele.. mt bom lulu! Quero mais..!

M.A