Thursday, February 15, 2007

Um pouco de Cultura Chinesa

Está a chegar o ano novo Chinês (Domingo dia 18) e é a festa que eles tem mais parecida com o natal. Ou será um resumo de todas as nossas?
Juntam a família toda como no Nosso Natal. Alias, todos regressam à "Motherland" como dizem.
Toda a gente faz fogos de artifícios como na nossa passagem de ano.
Os mais velhos dão dinheiro de “Boa Fortuna” em envelopes do signo do ano a chegar.
Para quem andou a dormir durante os últimos tempos e não chegou a ver as publicidades da Swatch por Lisboa fora, está a chegar o ano do porco
Segundo o meu Boss (que é de Hong Kong) as crianças em Hong Kong vão de porta a porta desejar a chegada do Espírito do dinheiro. Quem abrir a Porta, Paga!! Um Haloween versão Capitalista, quem diria? Sabem pouco estes chineses...
Tenho de confessar que nada disto foi pesquisado, não passam de informações e conversas com os meus simpáticos colegas locais.
Já todos vimos ou ouvimos falar da Dança do dragão. 10 Chineses enfiam se debaixo de uma minhoca de pano com numa extremidade uma cabeça de Dragão... Um belo ritual que é acompanhado por outra tradição que desconhecia.
“Se te atirarem com alface durante a dança do dragão, Não fiques ofendido” disse me a mini boss. "A alface é um símbolo de prosperidade e boa fortuna."
Não quero parecer pouco receptivo a novas culturas e uma folhinha de alface faz sempre bem a saúde (pelo menos é o que a minha mãe diz) mas se me atirarem com uma alface de Kilo e meio à cara... Dê sorte ou não, vou ficar todo f****.
Veio um clássico comentário..
"Mas vocês não têm um festival em que atiram tomates ate a cidade ficar pintada a vermelho?"
Já é uma sorte eles conhecerem tal ritual mas tive de mandar uma boca, obviamente..
Em Espanha, disse eu, eles fazem disso.
Mas eles também não são os mais brilhantes da Europa.

Este fim de semana vamos aproveitar para ir ate “Chengdu”. É uma capital de província mais perto do Tibete. Iremos la passar o ano e com sorte ainda ter oportunidade para ir ao Parque nacional dos Pandas. A mini boss avisou me para ter cuidado porque as miúdas maaaaaaaais giras da China são de Chengdu. Eu disse lhe para não se preocupar mas quando perguntei se tinhamos lá algum escritório e quais as condiçoes de transferências, ela percebeu que era uma piada.
Foi das maiores descobertas que fiz ate hoje:

Será que os chineses sempre têm sentido de humor?

1 comment:

Anonymous said...

"Não quero parecer pouco receptivo a novas culturas e uma folhinha de alface faz sempre bem a saúde (pelo menos é o que a minha mãe diz) mas se me atirarem com uma alface de Kilo e meio à cara... Dê sorte ou não, vou ficar todo f****." Ahahahahaa!!!! Este excerto esta demais, parabens pela boa disposicao!